Lomo Fotografia

Lomo Fotografia

[vimeo id="Enter video ID (eg. 10145153)" width="600" height="350"]Depois de mais de um século de criação da fotografia (1846), o estilo de registrar os fatos através de um clique ganhou a atenção de todos e é um dos hobbies preferidos da atualidade. Mas na era digital, com o recente fechamento de muitas fabricantes de filme, será que alguém ainda gosta de fotografia analógica? A resposta é sim, e muita gente, e especialmente da nova febre no meio Cult, as Lomos!

 

A câmera fotográfica é muito simples e tem uma história engraçada. As primeiras foram fabricadas na Europa com material barato, porque as máquinas fotográficas do começo do século da Kodak, primeiras fabricantes, eram caríssimas. A China viu o modelo e resolveu fabricar igual com material mais barato ainda, plástico com aço. A Rússia, em crise financeira, imitou o modelo e criou um design só de plástico. Surgiu ai a marca Lomo. Ou seja, ela é imitação da imitação da imitação

 

A empresa original deixou de fabricar há mais de 30 anos, mas uma dupla de amigos resolveu trazer de volta a marca na década de 90, mas com design novo e mais baratas. Agora elas são todas de plástico, o que é mais legal. Por que uma Lomo? Porque as lentes dela são feitas de plástico, ao contrário das máquinas fotográficas normais que são de vidro. E como a luz no plástico passa de uma forma diferente, criando uns efeitos como brilhos e luzes interessantes, o chamado ‘efeito lomo’.

Os tais efeitos criaram uma febre, a lomografia, que vai desde fã clubes até exposições no mundo todo. Mas o mais legal mesmo fica no design das câmeras. Todas feitas em plástico, custam desde R$ 30 (descartáveis) a R$ 500, mas com inspirações militares, transparentes para ser o funcionamento delas interno. Toda Lomo funciona apenas com filme.

 

Há modelos interessantíssimos de máquina, como a Fisheye, olho de peixe, que retrata fotos em ângulos de 180 graus) ou a ActionSampler Chrome, com registro de quatro imagens em uma, ideal para fotos em seqüência.

 

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>