O que arte em fuxico e como fazer

Popular na região Nordeste, o trabalho em fuxico é um tipo de artesanato que ganhou popularidade nos últimos anos. Para quem não conhece, é uma arte feita em tecido que consiste em pequenas rodelas em formato de flor. Apregoada umas as outras, formam grandes estampas para colchas, panos de copa, mesa, capas de sofá, almofadas, entre outros tipos de arte.

O artesanato em fuxico é bem diferente porque pode ser feito em estampas variadas. A maioria das pessoas usa retalhos para produzir peças, ou seja, sobras de outros trabalhos em costura que servem perfeitamente para fazer a arte.


Como fazer fuxico

 

Fuxico é bem fácil de fazer. Pegue um copo redondo e coloque de boca para baixo em cima do tecido que deseja trabalhar. Risque o formato do copo no tecido e recorte o círculo formado. Essa será a sua base para fazer o fuxico único.

 

Com uma agulha de costura, dobre a ponta do circulo para a parte de dentro da estampa como um simples abanhado e passe a linha em pontos simples ao redor. Ele irá formar um pequeno franzido. Puxe com um pouco de força e as pontas vão se unir e formar uma pequena flor, e está pronto o seu fuxico. O legal desta arte é juntar cores diferentes e fazer diversos artigos como almofadas e conjunto completo para cama.

 

>

4 comentários sobre “O que arte em fuxico e como fazer

  1. Gostei muito das colchas de fuxico, gostaria de saber o preço do tamanho de casal.
    Aguardo sua resposta, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>