Qual a melhor profissão seguir?

“E o monstro resolve sair de dentro do armário e nos assombrar no último ano de escola”.

É assim que a maioria dos estudantes se sente quando chegam ao último ano de escola. Como se já não bastasse estudar para as provas finais do colégio, lidar com a separação dos amigos, se prepararem para futuras responsabilidades, também é necessário tomar “a grande decisão”.

Como escolher qual carreira seguir? Hoje estamos acostumados a ouvir que fulano largou a faculdade, mudou de curso, mudou de emprego, mudou completamente de carreira, e assim vai.

Quando pequenos, sonhamos com profissões grandiosas, de risco, e de louvor, porém, quando está na hora de decidir qual caminho seguir, a maioria fica sem saber o que fazer.

Existem os testes de aptidão, as tendências de mercado, e por que não levar em consideração aquela carreira que realmente nos agrada também.

Aqui vão algumas dicas do que relevar quando for escolher sua profissão:

- Todos nós somos melhores em algumas coisas e nem sempre tão bons em outras, procure aquilo em que você se encaixa melhor, tem mais facilidade. Claro que você pode não ter aptidão para tal função, mas se trabalhar duro, naturalmente pode obter sucesso na carreira, mas tudo fica mais fácil quando temos talento para tal.

- Leve em consideração o que você espera da sua profissão; ser bem sucedido, fazer o que gosta,  viajar, se relacionar com muitas pessoas? Procure coisas que lhe agradem, e procure profissões compatíveis.

- Verifique se o mercado da profissão escolhida já não esta saturado, e mesmo que esteja, isso não significa que ficará desempregado. Significa apenas que você terá mais trabalho para se destacar no mercado. O que pode ser solucionado facilmente com especializações, cursos e experiência. Veja se esta disposto a isso.

- Durante o curso, procure ao máximo se envolver em atividades relacionadas a sua profissão, assim conhecerá melhor o caminho que esta prestes a seguir, e ganha experiência para atuar. No inicio de uma profissão, o mais importante é conhecer aquilo que se quer fazer, não vise o lado financeiro inicialmente.

Após pensar em todos os pró e contras de sua profissão, dedique-se bastante e boa sorte.

 

 

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>